Pretende-se,neste blog, não só evidenciar a beleza que nos rodeia como, ainda,chamar a atenção para pormenores que, normalmente, passam despercebidos

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A Árvore Sagrada (A Oliveira)


Originária da Ásia Menor, a oliveira, pode viver mais de 1000 anos, considerada sagrada por ser citada várias vezes na Bíblia, nomeadamente na passagem sobre a arca de Noé, de folhas perene, estreitas, de coloração verde escura por cima e  acinzentada por baixo, lanceoladas, coreáceas e de bordas inteiras, com inúmeras qualidades medicinais e óptimas aliadas para quem quer emagrecer, utilizadas em chá ou  em cápsulas. Ricas em potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco,  elementos responsáveis pelo alto poder antioxidante das folhas, que estimulam o metabolismo ajudando na eliminação das gorduras,  fortalecem o sistema imunológico e aumentam a energia do cérebro. Por essa razão, são excelentes auxiliares na prevenção de doenças como esclerose múltipla, Alzheimer e Parkinson. São ricas em vitaminas, fibras, sais minerais e ácidos graxos, incluindo o ômega 3,6 e 9, vitaminas A,E, B1, B2, B3 e B6. Como têm uma concentração quase nula de cafeína pode, o seu chá, ser consumido por hipertensos, cardiácos e portadores de gastrites. Minimizam a prisão de ventre e reduzem a pressão e o colesterol de pessoas que estão prestes a desenvolver hipertensão,têm propriedades antibacterianas, antinflamatórias e anti-diabéticas, ajudam a baixar o açúcar no sangue.
As  propriedades das suas folhas são imensas, algumas delas conhecidas há milhares de anos. Esta é sem dúvida a árvore da vida.
Brown Eyes
Montanha

terça-feira, 10 de abril de 2012

Pérola do Mediterrâneo (A Azeitona)

 
A oliveira, símbolo da cultura mediterrânea, da família das Oleáceas,  árvore de porte médio, dá um fruto, a azeitona, do qual se extrai o azeite,  utilizado na alimentação humana desde os tempos mais remotos.
A azeitona contém quantidades significativas de vitamina A,  vitaminas do complexo B e vitamina E. Quanto a minerais, o mais abundante é o cálcio, embora também contenha quantidades apreciáveis de potássio, ferro e fósforo.
As azeitonas estimulam os processos digestivos e abrem o apetite. Duas ou três azeitonas, antes de começar a refeição, constituem um aperitivo natural que aumenta a produção de sucos gástricos e facilita a digestão. No entanto, por causa da sua riqueza em fibra vegetal, devem ser bem mastigadas, para que não se tornem indigestas.
Tal como o azeite, facilitam o esvaziamento da vesícula biliar. São  úteis em caso de disquinesia biliar (vesícula preguiçosa) e de dispepsia biliar (má digestão devida a alterações no esvaziamento da vesícula). Em caso de colelitíase (pedras na vesícula) podem ser usadas, embora com prudência. Devido ao seu conteúdo em óleo e fibra vegetal, têm um suave mas eficaz efeito laxante. São um dos frutos mais ricos em fibra.
A oliveira é, toda ela, medicinal, desde a raiz até às suas folhas, passando pelo azeite, utilizado para uso externo e interno.
Brown Eyes
Montanha