Pretende-se,neste blog, não só evidenciar a beleza que nos rodeia como, ainda,chamar a atenção para pormenores que, normalmente, passam despercebidos

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Beleza Fatal (Figueira do Diabo)

Figueira do diabo, erva do diabo, figueira do inferno, trompeta de anjo, bufareira, castanheiro do diabo, erva dos bruxos ou, ainda, erva dos mágicos, são alguns dos nomes como é conhecida. O seu nome científico é  datura stramonium, da família das solanaceae, com flores erectas, com a corola branca ou levemente azulada (6 a 10 cm de comprimento), de lóbulos curtos, repentinamente acuminados, folhas com pecíolo, ovado-acuminadas, sinuado-dentadas,  planta de 2 a 100 cm, grossa, ramoso-dicotómica, verde, glabra, virosa (venenosa). É muito tóxica quer para os animais quer para o homem, provocando sonolência, alterações da visão, espasmos, alucinações, depressão neurológica, coma, distúrbios cardiovasculares, respiratórios e óbito. Espontânea, em quase todo o país, é originária da América do Sul tropical.
Foi utilizada intensamente pelos povos primitivos em rituais místicos e religiosos, para fins medicinais (anti-espasmódica, antiasmática, antireumática, antitússico, insecticida,  midriática e  sedativa) e para fins criminais. Os efeitos alucinógenos provocam visões e sensações tidas como formas de comunicar com os deuses. Na região de Bogotá as viúvas e escravos dos guerreiros mortos recebiam uma bebida com extractos destas plantas entrando em estado de torpor e, assim, eram enterrados vivos com os seus senhores. 

Esta planta está classificada como tóxica, altamente perigosa, na sua totalidade, sendo causadora da morte de algumas crianças, ao ingerirem as suas sementes. 

Brown Eyes
Montanha

16 comentários:

chica disse...

Tão perigosa e tão linda! Grandes informações!beijos,chica

Brown Eyes disse...

É lindissima mas mortal. Beijinhos e obrigada

By Me disse...

UMA BELEZA MUITO PERIGOSA...QUEM DIRIA...MAS FOI UTILIZADA PARA FINS MEDICINAIS...MAS O LADO MÍSTICO ANDA SEMPRE ALI,PRESENTE ... É TRAMADO...EU SOFRO DE INSÓNIAS...DEVERIA TENTAR...RSRS
UM BEIJO SEM "VENENO"...RS

Brown Eyes disse...

Pedras serviu e ainda serve para fins medicinais mas ela é tão tóxica que é melhor nem falar nisso. Um engano, um descuido pode ser fatal. É melhor não dormires. Beijinhos

Lala disse...

Tão bela... no entanto fatal... uma faca de dois gumes. Aqui sempre se aprende!!

Um beijinho**

Fê blue bird disse...

Dá que pensar...a natureza sempre nos ensina.
Beijinhos

Brown Eyes disse...

Fê até na natureza temos que saber fazer escolhas, tanto nos pode permitir a cura como a morte. Beijinho grande

Wagner Trezub disse...

A Natureza tem desses espetáculos ambíguos! Rãs maravilhosas em sua cor e forma, extremamente venenosas, quanto mais coloridos os insetos mais venenosos são!

Isso é espetácular!

Visite meu blog! Em meu ultimo post falo sobre a uma ambiguidade diferente, sobre o Alasca!

http://blogvejaavida.blogspot.com

Brown Eyes disse...

Wagner obrigado pela visita Retirando ensinamentos da natureza e fazendo comparações os homens também são assim daí o ditado: não há bela sem senão. Visitarei o teu blog.

Anónimo disse...

Minha cara, primeiro lhe agradeço a visita a meu blog. Depois, digo que gostei do seu. Também sou ligado à natureza e seus temas me interessaram, temas que muitas das vezes me foram focos de poesia. Parabéns pelo blog!
Grande abraço,

Brown Eyes disse...

Rodrigo obrigado pela visita.

Rui disse...

Olá Mary :)
Beemm :) é mesmo uma planta do diabo, eu conheço-a e sabia que era um pouco perigosa mas não tanto. Afinal convém mesmo ter muito cuidado.
É uma planta que os animais não gostam , mas... quando se fazem as "silagens" ( ñ sei se é assim que se chama , mas é esse nome que que se dá aqui) normalmente há sempre algumas plantas dessas nas cearas, e quando as máquinas fazem a apanha da ceara lá vão algumas "plantinhas" dessa misturadas , é claro que são poucas e trituradas juntamente com os milhos etc , não fazem efeito nenhum , senão ainda as coitadas das vaquinhas começavam a andar com alucinações ou depressões :)( bem, e quem sabe se ñ andam)
ps. ñ me leves a mal pela brincadeira das vaquinhas.
Este é de certeza um esclarecimento muito interessante para muita gente, pois como eu há muitas pessoas que conhecem a planta mas não sabem que afinal é muito tóxica.
Beijinhos e fica bem

Brown Eyes disse...

Aqui também é silagem que chamam. Eu acho que as vaquinhas acabam por sentir umas alucinações, apesar da pouca quantidade. Mas são lindíssimas, não são? Depois o pormenor de as flores se fecharem quando o sol se põe, acho interessantissimo. Beijinhos e obrigada

Non je ne regrette rien: Ediney Santana disse...

tudo que do diabo também é sagrado

Brown Eyes disse...

Non je ne regrette rien obrigada pelo comentário. Um abraço

Brown Eyes disse...

Lala é exactamente uma faca de dois gumes. Beijinhos