Pretende-se,neste blog, não só evidenciar a beleza que nos rodeia como, ainda,chamar a atenção para pormenores que, normalmente, passam despercebidos

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Intuitivo Umbigo de Vénus (Conchelos)

 
Os Conchelos, da família das Crassuláceas, (umbilicus rupestris) também conhecido por bacelos, orelha-de-monge, chapéu dos telhados, coucelos, cauxilos, inheme de lagartixa e umbigo de Vénus, nome que advém do aspecto singular das folhas, partem todas da base e cujo pecíolo (caule que fica entre a bainha e o limbo ou lâmina das folhas) se prende ao limbo (parte principal da folha) pelo centro da fase inferior. Tem características medicinais (frieiras, feridas, úlceras cutâneas, queimaduras e espirituais) e aguça a intuição.
Brown Eyes 
Montanha
Posted by Picasa

25 comentários:

Olga Mendes disse...

Eu conheço Mary, a minha mãe tem esta planta no quintal dela lá no Alentejo, e quando os míudos se magoam, ela arranca uma folha e esfrega na ferida, cura-se num instante. Estupidez nunca me ter lembrado de trazer para a minha casa. Adorei o texto e a foto como sempre. Beijinhos.Gostei do template parece pintado ao acaso com pincelas, tem estilo. Boa escolha.

Mulher a 1000/h disse...

O umbigo dos deuses... só podia ser verde! ;D

Patricia Silva disse...

Olá, também conheço bem esta planta, já curei algumas feridas com ela. Mas há muita gente que não a conhece, ainda bem que te lembraste de a trazer e de explicar.
Aproveito para agradecer o apoio que me tens dado com as tuas palavras, talvez muitas vezes nem te apercebas o que elas significam para mim.
Bjocas
Patty

Brown Eyes disse...

Olga o que a natureza nos dá, não é? Temos tanta coisa à mão que desperdiçamos. Andei muito tempo indecisa mas, no fim, optei por este template. Para este blog não é fácil. Alguns estragavam a fotografia por completo. Beijinho

Lala disse...

A Mulher a 1000/h tem razão... vindo dos deuses só podia ser verde!!!
Essa eu também conhecia... não conhecia era a quantidade de nomes!!! Inheme de lagartixa???? Eheh! Sempre que venho aqui... aprendo!

Beijinho grande**

free_soul disse...

Esta não conhecia...e já fiquei a conhecer...obrigada.

By Me disse...

COMO SOU DISTRAÍDA NEM SEI SE CONHEÇO OU NÃO..MAS INTUITIVO UMBIGO DE VÉNUS...NOME POÉTICO E INTERESSANTE...TAL COMO A FOTO...

BEIJINHOS

Brown Eyes disse...

Sílvia há quem diga que Cusco,no Peru,que significa Umbigo do Mundo, é a casa dos Deuses se assim for o umbigo dos Deuses não será verde. rssss
Beijinhos

Brown Eyes disse...

Patty é bom termos algum conhecimento sobre plantas medicinais, algumas fazem milagres e são remédios naturais. Perdemos muito do conhecimento que tinham os nossos avós sobre as plantas. Era bom que o pudéssemos recuperar. Patty só te digo o que sinto e a ajuda tem sido mútua, acredita. Beijinho grande para ti e para a Jenny.

Brown Eyes disse...

Lala pois é, tem uma quantidade de nomes. Eu conhecia-os apenas por chapéu dos telhados. Encontram-se muitas vezes nos telhados, daí o nome. Beijinhos

Brown Eyes disse...

free é uma planta linda e útil e com umas gotinhas de chuva então...
Beijinhos

Brown Eyes disse...

Pedrasnuas conheces de certeza. Mais tarde, quando florescerem, talvez coloque aqui a flor e verás que conheces. Beijinho grande

Olinda disse...

intuiçada agrada-me. :-)

Pete disse...

Esta planta é a que a minha avó usa para curar as feridas lá no Alentejo, arde bué mas cura logo.

Gosto bué deste blogue, tem montes de cenas sobre a natureza, gosto disso.

Sayōnara

Juana disse...

Interessante, num instante aprendi bastante! Bj

Brown Eyes disse...

Sinhã a intuição também tem os seus contras, às vezes não intuímos coisas agradáveis mas, mesmo assim, é óptimo, antes de acontecer já sabemos que algo vêm aí. Beijinhos

Brown Eyes disse...

Pete obrigada pela tua simpatia e assiduidade. Beijinhos

Brown Eyes disse...

Juana é mesmo só um bocadinho do que se podia aprender sobre as plantas. Elas têm propriedades que não imaginamos. Beijinhos

Unknown disse...

A planta é bonita;
É exraordinária a variedade de nomes;
Chama a atenção a designação de umbigo de Venus.
Ok!

Saudações

Brown Eyes disse...

JPD ahahahah Mas olhando para ela o nome está adequado. Beijinhos e obrigada

Rui disse...

Pois, :) eu por acaso conheço bem essa planta. É que quando eu era Rapazito vivia no campo onde as casas eram muito baixinhas , e depois eu ia para cima dos telhados lá de casa, e em sítios mais húmidos apareciam muitas dessas plantas que por acaso agora não me lembro como lhe chamávamos :) Quando for visitar o meu Pai tenho que lhe perguntar, pois ele de certeza que se lembra, depois eu digo-te.
Bjs
RS

Brown Eyes disse...

Rui pergunta quem sabe não vem aí, ainda, outro nome. Arroz do telhado, será? Obrigada pela tua participação.

Brown Eyes disse...

Profeta lindos versos, Obrigada. Bom Carnaval para ti também.
BJS

Rui disse...

Olá Mary, afinal já descobri outro nome pelo qual esta planta é conhecida aqui pelo B.Alentejo. Quando o meu pai era Rapazito chamavam-lhe chapéuzinhos de pastor. Há sempre mais um :):)
Bjs
RS

Brown Eyes disse...

Rui mais um nome, esse não conhecia. Beijinho e muito obrigada pelo apoio que dás.