Pretende-se,neste blog, não só evidenciar a beleza que nos rodeia como, ainda,chamar a atenção para pormenores que, normalmente, passam despercebidos

terça-feira, 10 de abril de 2012

Pérola do Mediterrâneo (A Azeitona)

 
A oliveira, símbolo da cultura mediterrânea, da família das Oleáceas,  árvore de porte médio, dá um fruto, a azeitona, do qual se extrai o azeite,  utilizado na alimentação humana desde os tempos mais remotos.
A azeitona contém quantidades significativas de vitamina A,  vitaminas do complexo B e vitamina E. Quanto a minerais, o mais abundante é o cálcio, embora também contenha quantidades apreciáveis de potássio, ferro e fósforo.
As azeitonas estimulam os processos digestivos e abrem o apetite. Duas ou três azeitonas, antes de começar a refeição, constituem um aperitivo natural que aumenta a produção de sucos gástricos e facilita a digestão. No entanto, por causa da sua riqueza em fibra vegetal, devem ser bem mastigadas, para que não se tornem indigestas.
Tal como o azeite, facilitam o esvaziamento da vesícula biliar. São  úteis em caso de disquinesia biliar (vesícula preguiçosa) e de dispepsia biliar (má digestão devida a alterações no esvaziamento da vesícula). Em caso de colelitíase (pedras na vesícula) podem ser usadas, embora com prudência. Devido ao seu conteúdo em óleo e fibra vegetal, têm um suave mas eficaz efeito laxante. São um dos frutos mais ricos em fibra.
A oliveira é, toda ela, medicinal, desde a raiz até às suas folhas, passando pelo azeite, utilizado para uso externo e interno.
Brown Eyes
Montanha

5 comentários:

Patricia Silva disse...

Estamos sempre a aprender neste blog, Obrigada, informações muito úteis para a nossa alimentação :)
Bjocas grandes

Brown Eyes disse...

Patty obrigada. Beijinhos

Eva Gonçalves disse...

Nunca gostei de azeitonas, mas azeite, uso e abuso, acento tónico no abuso, rrsss. Essa foto é lindíssima. E para que se usam as folhas e a raíz, sabes? Beijinhos

Brown Eyes disse...

Eva são imensas as propriedades. Deixo-te um site que resume:
http://esa.ipb.pt/imagens/eventos/20anos/jose_alberto_pereira.pdf
Beijinhos e bom fim de semana

Evanir disse...

Podemos prometer atos,
mas não podemos prometer sentimentos...
Atos são pássaros engaiolados,
sentimentos são pássaros em vôo.
(Rubem Alves)
Pedindo desculpas pelo meu afastamente
nas visitas infelizmente foram alguns dias de muita
tenssão.
Eu aprendo todos dias, me espelho em outras
pessoas: Não dá pra fraquejar, quem é guerreiro
jamais entrega a Luta..
Deus abençoe grandemente seu final de semana beijos
no seu doce coração.
Evanir..