Pretende-se,neste blog, não só evidenciar a beleza que nos rodeia como, ainda,chamar a atenção para pormenores que, normalmente, passam despercebidos

domingo, 14 de junho de 2015

Plantas de Interior





Desde quando colocamos plantas dentro de casa?

Os Chineses, cerca de 3000 a.c. começaram a decorar os seus terraços com plantas que colocavam nos contentores.

 

No antigo Egipto, existem gravuras datadas do Império Médio (2050 a.C - 1652 a.C), onde se podem ver plantas de cultivo colocadas em vasos.
Os Jardins Suspensos de Babilónia seriam um monumental "vaso gigante". Consistiam em vários terraços construídos uns por cima dos outros, apoiados por enormes colunas e contendo cada um deles a quantidade de solo necessária para serem plantadas as árvores e espécies vegetais que lembravam à esposa preferida de Nabucodonosor a sua terra natal.
Embora este hábito de colocar as plantas em contentores seja pelos vistos muito antigo, trazer efectivamente as plantas para dentro de casa, é um hábito um pouco mais recente. Tem cerca de 2000 anos. Os primeiros relatos escritos que comprovam a existência de plantas em vasos, no interior de casas Egípcias, datam de 300 a.C. Também na cidade romana de Pompeia, destruída em 79 d.C pela erupção do vulcão Vesúvio, foram encontradas provas arqueológicas em como os seus habitantes cultivavam plantas no interior das suas residências, em vasos de terracota.
Nos Séc. XIX, as plantas de interior tornaram-se populares durante a época Vitoriana. Nessa altura ter plantas de interior tornou-se um passatempo comum. Foi nessa altura que surgiram também algumas das espécies que ainda hoje cultivamos dentro de casa, o feto-espada, a aspidistra e o jasmim. As primeiras plantas de interior modernas surgiram no fim dos anos 40, quando as casas começaram a ser mais robustas, isolando as plantas (quase todas de origem tropical) dos rigores do inverno. Nos anos 60 as plantas faziam já parte integrante do design de interiores e entre 1965 e 1975, começaram a surgir as primeiras plantas de escritório, fruto da maior atenção dispensada à qualidade dos locais de trabalho.
Brown Eyes

6 comentários:

✿ chica disse...

Que interessante! Nunca pensei como tinha começado esse hábito! Legal! bjs, lindo domingo! chica

Mary Brown disse...

Chica como para nós já é uma coisa natural não imaginamos que, há aos atrás, não era.
Adoro plantas em casa, fica um ambiente muito mais harmonioso. Beijinhos e um bom domingo para ti e família.

Fê blue bird disse...

Amiga, também gosto muito de plantas em casa, mas depois de ter a minha Moody é impossível, ela escava toda a terra :)
Já há muito tempo que não vinha aqui !

Um beijinho

Mary Brown disse...

Amiga eu tive uma cadela que à segunda feira me tirava as plantas todas dos vasos. Segunda feira porquê? Para me castigar por a ter deixado sozinha já que no fim de semana passava o dia todo com ela. Segunda feira plantas e sapatos eram o escape dela por estar só. Como sabes agora, com o Brown e até com os três gatinhos tudo corre às mil maravilhas. Portam-se lindamente. Beijinhos amiga. Só hoje tirei uns minutos para te responder e porque tirei a tarde senão não conseguia aqui vir.

C. disse...

Feliz Ano Novo :D Espero que tenhas um 2016 brutal! *

Mary Brown disse...

C. Espero que tenhamos todos um 2016 muito bom, bem precisamos. Muita saúde e os sonhos que adiados concretizados é o que desejo a todos. Beijinhos e obrigada pelo desejo e pela visita