Pretende-se,neste blog, não só evidenciar a beleza que nos rodeia como, ainda,chamar a atenção para pormenores que, normalmente, passam despercebidos

terça-feira, 16 de março de 2010

Genuína Avaliação (Líquenes e Musgos)

 
Até ao séc. XVIII, líquenes e musgos estiveram reunidos num único grupo, Lichen (planta rastejante). No entanto, apesar de parecerem semelhantes, os líquenes são organismos bastante mais complexos.
O musgo pertence ao grupo das Briófitas (não têm vasos de condução e  tecidos) e são constituídos por caulóides, rizóides e filóides. São plantas Criptógamas (têm órgãos reprodutores escondidos). Vivem em lugares húmidos e muito sombrios e atingem poucos centímetros de altura devido à ausência de vasos de condução de seiva.
Através dos líquenes e musgos é possível a Biomonitorização (avaliação da poluição através de organismos vivos) da qualidade do ar. Alguns destes seres, em contacto com a poluição atmosférica,  não resistem e morrem, outros são completamente indiferentes aos ambientes poluídos.
Brown Eyes
Montanha

16 comentários:

Helga Piçarra disse...

Mary Brown... não conhecia este teu cantinho. Cheguei aqui através do blog da Olga. Muito interessante e didáctico. Vou ficar de olho nele a partir de hoje.

Beijocas :)

Olga Mendes disse...

Foto linda e explicação sempre interessante. Beijinhos grandes. (Eu notei que tens andado mais ocupada, mas eu também com a volta ao trabalho tem sido difícil gerir, mas gosto demasiado de vocês para deixar de andar por aqui).

Brown Eyes disse...

Helga é a minha paixão pela natureza que me fez criar este blog. Obrigada pela visita, pelo comentário e pela tua atenção. Beijinho grande.

Brown Eyes disse...

Olga o trabalho tira-nos muitas horas e, nesta altura, é difícil para mim conciliar tudo. Fica, no entanto, um vazio por não podermos visitar as pessoas que valorizamos. Nesta altura ando em falha com muita gente mas o tempo não estica. Para visitar, não escrevo nem publico e mesmo assim ficam imensas visitas por fazer. Vou tentando actualizar-me, aos poucos. Logo que possa dou-te aquela resposta, ok? Não me esqueci. Esquecer-me não me esqueço.
Beijinho grande para a família linda

free_soul disse...

Os liquenes conseguem ter um tipo de vida único e passamos tantas vezes por eles sem lhe darmos a devida importancia! Há formas fantasticas de liquenes em perfeita harmonia com outros seres vivos!
Viva os Liquenes!

Brown Eyes disse...

free_soul têm um tipo de vida único e uma beleza única. Há liquens lindíssimos, exemplo disso são os do post "O Fascínio do Líquen".
beijinho e obrigada

By Me disse...

VENHO AGRADECER OS TEUS COMENTÁRIOS...O CARINHO ...A AMIZADE ...NESTE MOMENTO ESTOU CHEIA DE TRABALHO...MAS OPORTUNAMENTE RESPONDEREI E VIREI CÁ APRECIAR-TE QUEM BEM MERECES...É QUE ESTOU MESMO CANSADA...

MUITOS BEIJINHOS

Brown Eyes disse...

Pedras sei bem como te deves sentir, tenho andado assim. Tu já sabes que venhas ou não eu não te perderei de vista. Descansa. Mil beijinhos para ti

Patricia Silva disse...

Olá Mary, mais uma lição sobre nossa natureza, hoje aprendi mais um bocadinho.
Bjocas
Patty

By Me disse...

MUSGO...COM ORGÃOS REPRODUTORES ESCONDIDOS...
SÃO PORMENORES QUE NOS PASSAM DESPERCEBIDOS...NÓS OLHAMOS MAS NÃO VEMOS...ABSORVIDOS PELO QUOTIDIANO ...PELO MENOS FICAMOS MAIS SENSIBILIZADOS MAS OS NOMES TÉCNICOS...ESQUECE ....RSRS

PORQUE NÃO PENSO FAZER UMA EXPOSIÇÃO?
SERIA BOM,MUITO BOM MAS SE EU TE DISSER QUE NÃO TENHO DINHEIRO PARA O INVESTIMENTO E TAMBÉM MORRO DE MEDO DO DIA DA INAUGURAÇÃO...ENFRENTAR CÂMARAS DE FILMAR ,DE FOTOGRAFAR,JORNALISTAS...AQUELA GENTE TODA DE OLHOS POSTOS EM MIM....AI QUE TERROR...
MAS JÁ PARTICIPEI EM EXPOSIÇÕES COLECTIVAS DE PINTURA E FIZ A MINHA 1ª HÁ UNS ANOS ATRÁS MAS ESCAPEI POR POUCO, ESCONDI-ME!!!RS

BEIJINHOS E BOM FIM DE SEMANA

Rui disse...

Olá Mary. Pois :), todos estes pormenores técnicos eu desconhecia , é claro que conheço bem o musgo, mas para mim foi sempre só uma planta que se encontra em lugares húmidos e que não gosta de poluição. Quanto ao resto ... é muito interessante, como já nos habituaste neste teu espaço.
Bjs

Brown Eyes disse...

Olá Patty obrigada pela visita e pelo teu comentário. Beijinho

Brown Eyes disse...

Pedras o dinheiro é um entrave a muitos sonhos. O medo, esse, perde-se com o hábito. Eu não gosto de falar em público, os nervos atraiçoa-nos, mas tive que o fazer muitas vezes e já começava a habituar-me. Estar em evidência, na comunicação social, também se aprende e eu adoraria ver-te no pequeno écran :). Eu estar lá não gostaria, gosto de passar despercebida, mas ficaria feliz por te saber nessas andanças. E não tinhas dito nada? Malandra. Pensa noutra exposição, tu perdes o medo e nós ganhamos ao podermos apreciar a tua arte.
Beijinho

Brown Eyes disse...

Rui já sabias mais que muita gente, que alguns musgos não gostam de poluição. Beijinhos e obrigada por mais uma visita.

su disse...

há uma tradição [minha e do meu pai] que sigo, religiosamente, todos os anos: ir à montanha com o meu pai, apanhar um pouco de musgo para o presépio...

nos últimos anos, tem sido cada vez mais difícil encontrar musgo. creio que é por causa da poluição, como explicas neste teu post.

tanto que nos ensinas... obrigada pela partilha.

bjos verdes...

Brown Eyes disse...

Suzana é um prazer partilhar tudo o que sei dessa maravilha que é a natureza. Obrigada por tudo. Beijinhos