Pretende-se,neste blog, não só evidenciar a beleza que nos rodeia como, ainda,chamar a atenção para pormenores que, normalmente, passam despercebidos

terça-feira, 23 de março de 2010

Nevão Lendário (A Amendoeira)

 
A amendoeira, Prunus dulcis, é uma árvore de folha caduca, família das Rosacease, conhecida desde a antiguidade. Mede entre 4 a 10 metros de altura, possui folhas finas com serrilha e flores brancas ou cor de rosa, que florescem em Fevereiro ou Março e não é uma espécie autóctone.  Originária do extremo oriente e introduzida pelos árabes (quem não conhece a lenda do jovem rei Ibn-Almundim que se apaixonou perdidamente pela princesa nórdica Gilda) é, ainda, uma imagem de marca do Algarve e da região do Douro.
A sua madeira, muito forte, é preferida para construções em contacto com a água (engenhos de moinho e noras) e o seu fruto, a amêndoa, doce ou amarga, é super energética, rica em fósforo, zinco, magnésio, ferro, potássio e cálcio, é utilizado na culinária, doces e salgados, sendo, ainda, a amêndoa doce, consumida regularmente, óptima para o combate às dores e azias do estômago, para resolver problemas hepáticos, infecções intestinais.O seu leite e óleo são magníficos hidratantes e protectores da pele.
O cianeto (ácido prússico, cianídrico e cianureto de potássio), são venenos obtidos da amêndoa amarga (encontrados, também nas sementes da maçã, mamona e pêssego, grãos húmidos de linhaça) que matam por asfixia, devido à habilidade do íon (CN–1) em se combinar com o ferro da hemoglobina, bloqueando a recepção do oxigênio pelo sangue. Estes foram alguns dos gases utilizados por Hitler nas câmaras de gás dos campos de concentração nazistas. Há quem defenda que a mastigação de amêndoas amargas, faz desaparecer rapidamente a bebedeira.
Brown Eyes
Montanha

16 comentários:

Poetic Girl disse...

Tão linda. Adoro flores brancas, transmitem paz, tranquilidade... bjs

chica disse...

Tão linda a flor e interessante o post.beijos,tudo de bom,chica

Lala disse...

Adoro ver amendoeiras em flor!! Mais uma vez aqui aprendi algo! Não sabia que a amêndoa era aconselhável para as azias (aliás sempre pensei o contrário, por causa dos seu óleos).
Beijinho**

Brown Eyes disse...

Bela a flor da amendoeira é uma das flores lindas que podemos apreciar. Tão linda que se fazem excursões para a ver, ao Douro. Obrigada Linda.

Brown Eyes disse...

Chica obrigada pelo teu apoio. Beijinho

Brown Eyes disse...

Lala toda a gente pensa o mesmo mas, afinal, tem propriedades contrárias. É até boa, também, para o emagrecimento. Beijinhos

Olga Mendes disse...

Gostei muito Mary. Tenho uma paixão enorme pelas flores de cerejeira e de amendoeira. Acho lindo o algarve em flôr, é apaixonante. Adorei esta publicação porque consegui aprender imenso, adoro amendoas e sabia que tinham excelentes propriedades para o nosso organismo, mas nunca tinha feito uma pesquisa. Beijinhos. Ah! Adoro a lenda da princesa Moura.

Brown Eyes disse...

Olga adoro lendas, também, fazem-me sonhar, capacidade que gosto de desenvolver e por isso não podia deixar de falar na dita lenda, apesar de nada ter a ver com o blog. Linda não é? O amor é um sentimento que a natureza envolve. Beijinhos

Helga Piçarra disse...

Quem diria que por detrás de tão singela e encantadora beleza, se esconde um nunca mais acabar de particularidades benéficas e algumas maléficas. Aprendo sempre um pouco de cada vez que aqui venho. Obrigada!

Beijinhos :)

Brown Eyes disse...

Helga eu é que te agradeço pela tua presença neste blog. Este é um exemplo de que as aparências enganam, não é? Beijinhos

Eva Gonçalves disse...

Como estou sem pc, vai ser difícil comentar os outros blogues, :) mas sempre que puder, vou lendo. Adoro estas flores e não sabia nada sobre a possiblidade de se fazer cianeto com essas sementes todas, ou se sabia, já me tinha esquecido :)Beijinho

Patricia Silva disse...

Olá Mary, mais uma lição. Também gosto muito destas flores, são lindas e adoro comer amêndoas, são tão boas, e aprendi muitas coisas sobre elas.
Bjocas
patty

A.S. disse...

Quase todos os anos vou passar 2 dias a Trás os Montes, precisamente para poder apreciar a beleza das amendoeiras em flor. Fiquei agora a conhecer as suas propriedades. Verdadeiramente espantoso!

BeijO
AL

Brown Eyes disse...

Eva o que a beleza esconde, não é?
Beijinhos

Brown Eyes disse...

Patty bolinhos de amêndoas fazem-nos esquecer qualquer dieta. Perco-me com as amêndoas. Beijinhos e obrigada

Brown Eyes disse...

A.S. passar uns dias em Trás-os-Monte é ser-se afortunado e ter-se direito a uma terapia grátis. Obrigada pela tua participação. Um beijinho grande