Pretende-se,neste blog, não só evidenciar a beleza que nos rodeia como, ainda,chamar a atenção para pormenores que, normalmente, passam despercebidos

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Andorinha dos Muros (Erva Andorinha)

Quelidónia-maior (Chelidonium majus, rupícola), aruda, celidónia, cedronha, ceredonha, ceruda, cerúdia, erva-andorinha (já que começa a florescer no início da Primavera, mantendo a flor até ao Outono, altura em que as andorinhas migram), erva-leiteira, erva-das-cortadelas, erva-das-verrugas, grande-queidónia, leitaria, quelidónia, quelidónia-maior, planta-betadine, erva-do-mercúrio, são muitos dos nomes pelos quais é conhecida. Da família das papoilas (Papaveraceae), nome científico, que deriva do grego (chelidón) que significa “andorinha”, é uma planta vivaz originária da Europa, Norte de África e da Ásia Ocidental. O seu habitat preferencial situa-se em locais com entulho (espécie ruderal), sobre paredes e muros (espécie rupícola) ou em solos frescos. A sua seiva leitosa, amarelo-alaranjada, lembra a tintura de iodo.
Já era utilizada como erva medicinal pelos médicos gregos, especialmente no tratamento de problemas de pele, vesícula e fígado. Na China era utilizada como relaxante muscular, no tratamento das cataratas e como anti-espasmódico.
A seiva, com alcalóides tóxicos, é perigoso ingeri-la, tanto fresca, como seca.
O seu nome vulgar, "erva-das-verrugas", surge por ser, frequentemente, utilizada, popularmente, para curar estes problemas de pele. É, ainda, utilizada como cicatrizante, devendo-se ter em conta, ao manuseá-la, que é uma planta venenosa de seiva corrosiva.
Brown Eyes
Montanha

12 comentários:

chica disse...

Que linda essa flor.Não sabia desse nome dela!beijos,tudo de bom,chica

Lala disse...

Oh minha querida!!! Que saudades eu já tinha das tuas palavras sábias aqui!!!
Mais um grande ensinamento... Mais uma grande imagem... Mais grande viagem à "Alma da Natureza"
Não sei se isto significa o regresso, mas estou muito feliz por teres dado "o ar da tua graça" por estes lados!
Espero que estes dias de descanso tenham dado resultado e que tenhas voltado "para nós" fresquinha que nem uma alface!!

Um beijinho muito muito grande!

Poetic Girl disse...

Que flor tão linda! um regresso em grande brown eyes? beijocas

Rui disse...

Olá Mary :)
Welcome back:):)
Os meus pais tem destas plantas , e normalmente quando fazemos pequenos cortes nas mãos passamos um pouco de seiva pelos cortes e realmente cicatriza muito depressa, o único senão é que arde muito :) se for um corte um pouco maior não só arde como até faz doer toda a zona em volta da ferida :):) , mas é realmente um curativo muito bom.As feridas cicatrizam mesmo muito depressa.
Fica bem e... até
Bjs
RS

Brown Eyes disse...

Chica obrigada pela tua fidelidade. Beijinhos

Brown Eyes disse...

Lala ainda não voltei, vim apenas deixar aqui mais um testemunho da maravilha que nos rodeia, a natureza, que nos dá o essencial para vivermos. Passei uns dias entre ela, não imaginas o bem que me fez mas, como diz o ditado, não há bem que sempre dure, nem mal que não acabe... Se todos pudessem usufruir dessa maravilha compreenderiam melhor que a felicidade está em tudo que é natural, puro e verdadeiro. Estive fresquinha,como uma alface, enquanto respirei aquele ar, mas, a volta à poluição,está a tornar-se dificílima. Quanto mais vivo mais valor dou ao pensamento do povo Moçambicano, que vivia para viver, em liberdade. Beijinhos

Brown Eyes disse...

Bela ainda não é um regresso, apenas um miminho para todos os que seguem este blog. Beijinhos e obrigada

Brown Eyes disse...

Rui é tal e qual como descreves-te, já a utilizei e arde muito mas é super eficaz. A última vez que utilizei, a ferida já tinha infecção, notei uma melhoria logo no dia seguinte. A infecção tinha desaparecido e a ferida já estava a fechar. Excelente. Obrigado pela tua opinião, baseada no conhecimento e na experiência.

Patricia Silva disse...

Olá Mary, espero que já estejas melhor.
Mais um lição da nossa natureza.
As pessoas precisam de saber estas coisas, às vezes temos as plantas ao pé de nós e não sabemos que elas nos podem ser úteis.
Bjocas e volta rápido
Patty

By Me disse...

OPS...HUM...TROUXESTE UMA ANDORINHA DOS MUROS......SE ANDAS NA NATUREZA ESTÁS BEM...


BEIJO GRANDE

Brown Eyes disse...

Patty obrigada pela tua fieldade. Beijinhos

Brown Eyes disse...

Pedras a natureza ainda é aquela que nos dá força para enfrentar a realidade. Obrigada. Beijinhos