Pretende-se,neste blog, não só evidenciar a beleza que nos rodeia como, ainda,chamar a atenção para pormenores que, normalmente, passam despercebidos

quinta-feira, 15 de julho de 2010

As Sâmaras do Mito (O Freixo)

O freixo (Fraxinus excelsior), hermafrodita,  da família das Oleáceas, uma árvore de solos frescos e profundos, de porte médio, cerca de 25 metros de altura, de folha caduca que vive até 250 anos. A casca adquire (com a idade) sulcos profundos, verticais e é castanha-escura acinzentada. As folhas são verdes e utilizadas como alimento para o gado. As flores, que não têm cálice nem corola, são em cachos, pendentes. Os frutos são sâmaras (pequenas sementes envolvidas por uma pele semelhante a uma folha em forma de asa, com 5 cm , o que favorece o arrastamento pelo vento).
Com as suas extensas raízes, contribuem para segurar o solo, evitando a erosão; característica que é muito útil nas regiões onde há quedas de neve, frequentes, e consequentes degelos.
A madeira é flexível, dura, densa, pesada, porosa, de som estridente. Em países onde é comum, é  usada como lenha, arde relativamente bem, mesmo quando está verde. Devido à sua alta flexibilidade e resistência (não parte facilmente), é usada tradicionalmente para cabos de ferramentas, raquetes de ténis, tacos de bilhar e sinuca. É também usada em instrumentos musicais, principalmente guitarras e revestimento de móveis de escritório.
Muitas espécies de freixos segregam uma seiva açucarada que os gregos chamavam de méli, "mel", como designam o mel de abelhas. Ambos os tipos de mel eram considerados, por eles, como manifestação da ambrósia dos deuses (o manjar dos deuses do Olimpo vedado aos mortais, tão  poderoso que se um mortal o comesse ficaria imortal e sentiria uma felicidade extrema), caída dos céus.
As suas folhas,  utilizadas em chá são  diuréticas, curam a gota e o reumatismo, combatem a obstipação e o colesterol. A casca faz baixar a febre e auxilia a cicatrização de feridas.

Brown Eyes

Montanha

8 comentários:

Chica disse...

Que linda e quantas utilidade ela tem,não? beijos,tudo de bom,chica

Fê-blue bird disse...

Reumatismo é comigo ;-) tenho que experimentar o chá!
Beijinhos e obrigada pela sugestão :-)

Brown Eyes disse...

Chica obrigada pela tua fidelidade. Beijinhos e Bom fim de semana

Brown Eyes disse...

Fê o que é natural é mais saúdavel portanto experimenta. Beijinhos e bom fim de semana

Pedrasnuas disse...

PARECE NOME DE TESE...OU DE ROMANCE...INTERESSANTE...QUANDO CHEGUEI AQUI FIQUEI TRISTE PORQUE JÁ TINHA AVISTADO LÁ DO BLOGUE COM A CERTEZA QUE SE TRATAVA DE UM GRUPO DE AVES DIFERENTES ...

SÃO PARECIDAS COM AS FOLHAS DE LOURO...NÃO SÃO? OU A VISTA ANDA A TRAMAR-ME LITERALMENTE?

BEIJINHOS

Brown Eyes disse...

Pedras aves seria interessante mas, as aves precisam de mais tempo de observação. Chegarão imagens delas, de certeza. Não é parecido com o louro. A imagem e de vagens (sâmaras) do freixo. Beijinhos

Olga disse...

Uma senhora árvore. Beijinhos.

Brown Eyes disse...

Olga. Beijinhos