Pretende-se,neste blog, não só evidenciar a beleza que nos rodeia como, ainda,chamar a atenção para pormenores que, normalmente, passam despercebidos

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Produtora de Energia (A Abelha)

Abelha, denominação comum de vários insectos, pertencentes à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, subgrupo Anthophila. O representante mais conhecido é a Apis mellifera, oriunda do Velho Mundo, criada em larga escala para a produção de mel, cera e própolis.
Os indivíduos adultos alimentam-se de néctar e são os mais importantes agentes de polinização.
Uma abelha visita dez flores por minuto em busca de pólen e de néctar. Faz, em média, quarenta voos diários, tocando em 40 mil flores. Com a língua, as abelhas recolhem o néctar do fundo de cada flor e guardam-no numa bolsa localizada na garganta. Depois voltam à colmeia e o néctar vai passando de abelha em abelha. Desse modo a água que ele contém se evapora, ele engrossa e se transforma em mel.
A abelha tem cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça e dois olhos compostos, maiores, na frente.
Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano.
Uma colmeia abriga de 60 a 80 mil abelhas. Tem uma rainha, cerca de 400 zangões e milhares de operárias. Se nascem duas ou mais rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra. A abelha-rainha vive até 5 anos, enquanto as operárias vivem de 28 a 48 dias.
Só trabalham as abelhas fêmeas. Os machos podem entrar em qualquer colmeia ao contrário das fêmeas. A única missão dos machos é fecundar a rainha. A rainha voa o mais que pode e é fecundada pelo macho que conseguir ir até ela, esse voo chama-se voo nupcial. Depois de cumprirem essa missão, eles deixam de ser  aceites na colmeia. No fim do verão, ou quando existe pouco mel na colmeia, as operárias fecham a porta da colmeia e deixam os machos morrerem ao frio e à fome e trituram e expulsam os que ficarem.
O mel tem propriedades como: acção bactericida, anti-séptica, cicatrizante e também revigorante.
Além de açúcares (glicose e frutose), esse líquido viscoso, de cor marrom-amarelada, é composto por vitaminas do complexo B, C, D e E, minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo e potássio, entre outros) e um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).
O mel é um alimento altamente estável e energético. O sabor e a coloração variam mas, as propriedades terapêuticas estão presentes em qualquer tipo de mel puro.
Estudos mostram que ele é bom auxiliar no tratamento de doenças do coração, problemas pulmonares, de visão e até em tratamento de anemias.
Como contém alto teor de fibras solúveis, funciona como regulador intestinal e facilitador da digestão.
Brown Eyes
Montanha

6 comentários:

chica disse...

Sempre aprendo ao passar aqui e te ler! um lindo fds,beijos,chica

Breathtaking disse...

Hi Brown Eyes
This was an enlightening and thorough account of the lives of bees and the healing properties of the honey these precious little insects produce.My mother used to administer it to me whenever I had a tummy ache or sore throat,and I continue to eat it every morning for breakfast.
All extreemly interesting,good job.xx

Brown Eyes disse...

Chica obrigada por mais uma visita. Beijinhos e bom fim de semana

Brown Eyes disse...

Breathtaking Thank you. There is much to say about bees. They are very organized, one of the wonders of nature, and produce honey, great for our health, that chemicals that we use the natural alternative? Good weekend.

Fê blue bird disse...

Amiga:
As abelhas são o símbolo do trabalho em equipa e da produtividade, são bem lideradas :)
Tenho a sorte de ter sempre mel de boa qualidade que trago do Algarve a pequenos produtores que estão infelizmente a desaparecer.

beijinhos doce :)

Brown Eyes disse...

Fê estão porque as despesas são grandes e os mais novos não se querem dedicar à agricultora. Não há lucros para quem trabalha sem subsídios. Pena!
Beijinhos