Pretende-se,neste blog, não só evidenciar a beleza que nos rodeia como, ainda,chamar a atenção para pormenores que, normalmente, passam despercebidos

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Bico-de-Papagaio (Estrela-do-Natal)

 
A poinsétia, também designada pelos nomes de bico-de-papagaio, flor-de-são-joão, rabo-de-arara, cardeal, flor-do-natal, ou estrela-do-natal, é uma planta  originária do México onde é espontânea. O seu nome científico,  Euphorbia pulcherrima, significa a mais bela.
O nome poinsétia (poinsettia, em inglês) deriva do nome de Joel Roberts Poinsett, que foi o primeiro embaixador dos Estados Unidos da América no México.
As flores, que na verdade são brácteas (folhas modificadas), podem ser de coloração vermelha, rosa, amarela ou branca, e variam quanto à forma e textura de acordo com o cultivar.
A planta era utilizada pelos Astecas para a produção de tintas, usadas na cosmética e tingimento de tecidos, além de usarem a sua seiva na produção de medicamentos contra a febre. Ainda hoje se utilizam aí as poinsétias de brácteas esbranquiçadas para a produção de cremes depilatórios, além do seu cultivo para a formação de sebes. Terá sido talvez a partir do século XVII que a planta começa a ter um significado natalício, quando frades franciscanos começam a utilizá-la numa procissão desta quadra, designada por “Festa de Santa Pesebre”. As brácteas vermelhas começaram a ser associadas simbolicamente, pela sua forma, à estrela de Belém.
É uma planta tóxica, a sua  leitosa seiva, constituída por um tipo de látex irritante, em contacto com a pele e mucosas provoca inflamações, dor e comichão, podendo causar também irritação nos olhos, lacrimejamento, inchaço das pálpebras e dificuldades na visão. A sua ingestão pode causar náuseas, vómitos e diarreia. 
Brown Eyes
Montanha  

6 comentários:

Breathtaking disse...

Hello Brown Eyes:)

Good to see you back, and as always with such an informative post.Each year the beautiful Poinsettia flowers have decorated our Christmas table.The bright red leaves always look so festive, but now after learning about the leaves being associated with the Star of Bethlehem, they have even more significance.

Have a Wonderful Christmas.
Best wishes, and warmest Regards.

Brown Eyes disse...

Breathtaking
The Poinsettia is a beautiful flower, could not stop talking about it at Christmas, as it is associated with it. We have less and less time as there are more and more things to do, many of them would buy that formerly made ​​or do we sent. The crisis is also affecting our leisure. I wish for you all a merry Christmas, including Eva Kisses

chica disse...

Essa flor é linda e não saboia tanto sobre ela. Bem interessante! beijos,tudo de bom e que teu ano seja maravilhoso, cheio do que desejares!

beijos,chica

Brown Eyes disse...

Chica é lindissima e é bom saber que é uma das plantas tóxicas que temos em casa. Beijinhos e um óptimo ano para ti e familia

Fê blue bird disse...

Amiga, desconhecia completamente que por detrás de tanta beleza havia uma alma venenosa :)

beijinho

Brown Eyes disse...

Fê as aparências enganam, até na natureza. Beijinhos. Boa semana