Pretende-se,neste blog, não só evidenciar a beleza que nos rodeia como, ainda,chamar a atenção para pormenores que, normalmente, passam despercebidos

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Jóia da Natureza (Aloe Vera)

O Aloé Vera, existem mais de 300 espécies sendo o Aloé Vera Barbadensis Miller aquele que tem mais propriedades, (também chamado de Cacto dos Aflitos, Cura Cancros ou Planta dos Primeiros Socorros), tem uma parecença extraordinária com os cactos, foi, durante muito tempo, incluída na família das Liliáceas, mas, estudos recentes incluem-na na famílias das Asphodelácease. É uma planta vivaz, de folhas suculentas, longas e espessas, de cor verde claro. Atinge cerca de 60 centímetros de altura, espigão com flores amarelas ou laranja. Resistente às secas e sensível às geadas. Gosta de solos secos e bem drenados. 
É oriunda do deserto do Norte de África, crescendo porém actualmente em países quentes e secos do mundo inteiro. 
Há cerca de 3.500 anos, fazia parte do programa de cuidado diário da rainha Nefertite. Os antigos egípcios chamavam-lhe «Sangue dos Deuses» e «Planta da Imortalidade». Cleópatra, de lendária beleza,  banhava-se em leite de burra e Aloé Vera como fonte da eterna juventude. Alexandre o Grande era conhecedor das suas famosas propriedades, levando-o sempre consigo nas campanhas militares para o utilizar nos ferimentos de guerra como primeiro socorro. Estes, são alguns exemplos da sua fama na antiguidade. 
Podemos encontrar mais de 200 substâncias bioactivas no Aloé Vera (Traquinona (aloína e aloe-emodina), mucilagem, resinas, taninos, polisacáridos, aloectina-B, cálcio, fósforo, cobre, magnésio, ferro, potássio, zinco, vitaminas A, B1, B5, B6 e B12, C. Ácidos gordos (gamalinoleicos), prostanglandinos que ajudam a diminuir a inflamação e aumentam o poder cicatrizante das feridas). O Aloé Vera é uma verdadeira jóia da natureza – contem uma infinidade de princípios activos que fazem dele exclusivo. 
A sua fama lendária deve-se ao princípio activo do acemannan, uma forma de glicose de longa cadeia que existe em todas as células do nosso organismo e que as regenera rapidamente. O acemannan, que só é produzido pelo nosso corpo até à puberdade, desempenha no organismo o papel de um escudo de protecção: mobiliza anticorpos, macrófagos e células assassinas, fortalecendo o sistema imunitário contra parasitas, vírus e bactérias causadores de doenças. Favorece, ainda, o metabolismo e a constante regeneração celular, promovendo a expulsão de toxinas que beneficia o nosso corpo. 
Tendo o Aloé Vera imensas propriedades (laxante, antiinflamatória, antibiótica, antiviral, anticârcinogênica, cicatrizante, antipruriginosa, hidratante, tônica, estimulante, anti-helmíntica, emenagoga, emoliente) e sendo benéfico para vários problemas de saúde aconselho que seja consultado o livro, “ALOÉ VERA – CURAR, CUIDAR, ANTI-ENVELHECIMENTO”, disponível na internet, para uma noção mais abrangente da sua importância no nosso dia a dia . 
Alguns animais de estimação, nomeadamente os cavalos, não reagem bem ao cheiro que emana o seu gel, podendo tornarem-se agressivos. 

Uso Externo: 
Cortar uma folha na longitudinal, abrindo-a, e aplicar o gel transparente sobre a pele ou couro cabeludo, não utilizar a parte amarela da base da folha que é muito amarga e pode causar irritação da pele em pessoas mais sensíveis. O resto da folha que não se utilize pode ser guardado no frigorífico ou congelador durante vários meses. 
Uso Interno: 
O seu gel amargo em doses baixas estimulam a digestão e em doses altas são purgantes. Deve ser usado apenas por aconselhamento médico. Não é qualquer Aloé Vera que se pode ingerir, as empresas que o podem comercializar têm um selo de certificação, por isso, cuidado com o que ingerem.
Brown Eyes
Montanha

5 comentários:

✿ chica disse...

Quantas propriedades e variedades deles temos e todo cuidado é pouco, pois há casos e casos em que não podem ser comercializados. beijos,linda semana,chica

Breathtaking disse...

Hello Brown eyes:) Nearly all my lotions and hand and face creams have Aloé Vera in them, but I didn't know how valuable this plant really is.Thank you for the info, and I will look up the book to find out more. Will pass on your X to Eva.:)
Have a good week.
Bjs.

Mary Brown disse...

Chica exactamente. Nada como um certificado para nos dar garantias no caso de necessitarmos de o digerir. Beijinhos

Mary Brown disse...

Breathtaking It is one of the most important plants that nature has. The market has many products have Aloe Vera but for external use, I prefer to use it to natural. Big kiss for both.

Fê blue bird disse...

Amiga,já sabia de algumas propriedades curativas da Aloe Vera, aliás o meu pai à uns anos fez uma mezinha com as folhas que o curaram de um problema de pele.

beijinho