Pretende-se,neste blog, não só evidenciar a beleza que nos rodeia como, ainda,chamar a atenção para pormenores que, normalmente, passam despercebidos

domingo, 5 de agosto de 2012

BROWN, O Símbolo da Perfeição (Epagneul Breton)


O Epagneul Breton, Brittany ou Spaniel Bretão é uma raça com uma origem discutível, uns dizem ser espanhola outros francesa mas,  há concordância em considerar esta raça a mais apreciada em todo o mundo.
O Epagneul Bretão é um caçador por excelência, com aptidão especial para a narceja, perdiz, codorniz, galinhola e lebre.  É incansável na caça, o único spaniel que aponta caça, resistente ao frio e à humidade.
a editar: História [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar um
Companheiro leal, obediente, equilibrado, simpático, rústico, grande franqueza e doçura, ardente na caça, sociável,  inteligente, adestrável, facilmente adaptável a diferentes circunstâncias, educado, asseado, elegante, possuidor de uma grande alegria de viver, desportista, activo, expansivo e brincalhão,  o companheiro ideal para um caçador e para a sua família. Tímido e reservado quando se encontra num meio violento,  bastando ouvir um grito, nem que não seja dirigido a ele,  para se ausentar silenciosamente.Tem uma capacidade de comunicação enorme, não necessita de ter voz para que se faça entender, percebendo tudo o que lhe é pedido.
Apesar de ser um cão muito activo é muito utilizado como cão de companhia, adapta-se facilmente a um apartamento. Tem uma enorme adoração pelo dono. Troca facilmente um passeio pelo campo, que muito aprecia, para estar deitado ao lado do dono.   
Tem pêlo exterior e pêlo interior. No corpo, o pêlo exterior tem um comprimento médio, liso ou ligeiramente ondulado, mas nunca encaracolado, e é facilmente distinguível do pêlo interior que é curto, suave e denso. A quantidade deste está directamente relacionada com a época do ano em que se está. Estes dois tipos de pêlo, servem de excelente protector contra a chuva, contra as temperaturas quer muito altas quer muito baixas. O pêlo é  cintilante transparecendo boa saúde. Pode ser branco e laranja, branco e castanho, branco e preto. Tricolor: branco, laranja e preto, ou branco, laranja e castanho.

Hoje faz três anos o talismã deste blog, o Brown, como ele é excepcional, o cão mais inteligente, meigo, doce, elegante e educado que conheci merece esta  pequenina homenagem, para um cão grandíssimo. 
Brown Eyes
Montanha

19 comentários:

chica disse...

Que linda homenagem e eles merecem mesmo nosso carinho!!

Adoro esses bichinhos.Tenho a CUCA II com 1o anos, isso após a CUCA I ter morrido ,com 15 anos.

Assim, estou sempre com eles por perto! PARABÉNS ao BROWN!!

beijos,tudo de bom,chica

Brown Eyes disse...

Chica eu sou louca por cães,o Brown tem mais 7 amiguinhos aqui na quinta, 2 Dálmatas, uma que adoptamos por a encontrarmos abandonada e mais 3 Spaniel Breton mas ele subresai. É muito especial. Aqui eles fazem parte da familia. Não consigo perceber, tal como tu também não deves entender, como se consegue abandonar um animal. Quando morrem é uma tristeza total. Beijinhos

O Profeta disse...

Saberás que há pedras brancas na ilha
Que a raiva é cegueira à maravilha
O mar às vezes se veste de maresia
Que um amor no amar confia?

Saberás que às vezes escondo o coração à crueldade do mundo
Que o que outrora desejava agora receio
Que a minha desesperada mente combate a tua
Que a ternura às vezes morre ao meio da rua
Boa semana

Doce beijo

Brown Eyes disse...

Profeta obrigada pela visita. O Brown adorou os versos e o beijo doce

Breathtaking disse...

Hello Brown Eyes!
I have tears in my eyes after reading this simply beautiful tibute to your faithful companion Brown.The photos show he's a fine looking Spaniel,proud of bearing, curios, and attentive.I know the breed well and they make fantastic pets.I hope you enjoy many happy years together in the mutual love you share.

I think my two year old Teckle Melanie,Mel for short, also a hunting dog and a sweetie, would get along famously with Brown as they have similar natures.
Kisses from me and Mel sends one to Brown too.

Brown Eyes disse...

Breathtaking Brown appreciates the kiss of Mel and reciprocates. They would make a beautiful pair, worth living far from each other. I hope Brown keep me company for many years, because for me it would be a huge miss. I went on holiday 5 days and took it, performed beautifully in campervan and have even asked to open the blinds to see what was happening on the street. Just do not have human voice but need not, it is very well understood. An animal transforms our lives and can undo all the worries of everyday life. Kisses and thanks

António Je. Batalha disse...

Encontrei seu blog e é uma honra estar a ver e ler o que escreveu, quero felicitar-vos, pois é um bom blog, sei que irá sempre fazer o melhor, dando-nos boas noticias, e bons temas.
Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo. Vou ficar muito feliz se tiver a gentileza de fazer uma visita ao meu blog.
PS. Se seguir, fique a saber que irei seguir também seu blog, se o conseguir encontrar.
António Batalha.

Brown Eyes disse...

António como pode observar o tempo não abunda senão haveria muitos mais posts. Actualmente não estou a visitar nem as pessoas que sigo, o que me entristece. De qualquer maneira nunca sigo ninguém apenas porque me segue, sigo porque gosto. Sou daquelas pessoas que age sempre por vontade própria. Quanto ao seu blog não poderei, de momento, ver o conteúdo.
Obrigada pelo comentário e quem sabe nos encontremos por essa blogsfera?

chica disse...

Vim te ver.Saudades de ti!!beijos,chica

Brown Eyes disse...

Chica obrigada. Como a tua visita e o teu mimo faz a diferença! Beijinhos

Fê blue bird disse...

Imperdoável não estar aqui em Agosto e mais ainda não ter lido ainda esta linda e carinhosa homenagem ao amigo Brown.
Três anos! Ainad é um menino :)

Muitas felicidades para ele e para ti amiga.

beijinhos e festinhas

Brown Eyes disse...

Fê entre nós tudo se perdoa. É um menino cada vez mais meiguinho e com uma inteligência enorme. Beijinhos

Marina Filgueira disse...

Hola: me encanta tu texto que nos habla de ese ser cariñoso -fiel y que sólo le falta hablar, aunque hablan en su idioma y con sus gestos.

El perro es el mejor amigo del hombre, el que brida confianza y seguridad cuando lo tiene cerca.

Me ha gustado mucho leerte.
Te dejo mi gratitud y mi estima.
Se muy feliz.

Brown Eyes disse...

Marina este cão é realmente especial. Parece que nasceu ensinado e não lhe conheço defeitos. Um miminho. Beijinhos e obrigada.

Brown Eyes disse...

Manuel obrigado. Vou tentar passar por lá

chica disse...

Volto aqui pra ver Brown e sua carinha linda... Obrigado pelos carinhos! beijos,tudo de bom,chica

Brown Eyes disse...

Chica o Brown tem um focinho muito lindo. Beijinhos, bom fim de semana e obrigada

Anónimo disse...

há pouco quando te respondi no comentário do meu blogue, estava com o meu epagneul breton no colo. chama-se doodle e já está velhote, acho que tem 12 anos. é muito inteligente, bonito (tem mais branco do que laranja, ao contrário do teu brown) e leal. é o único cão "de raça" que temos e foi escolhido precisamente por causa das características que supostamente são comuns aos cães desta raça. mas com muito amor e companhia, ainda as aperfeiçoou mais. :)

Brown Eyes disse...

Limited estes cães são muito inteligentes, fieis, dedicados e super meigos. A nossa companhia e atenção faz deles excepcionais. O Brown é o miminho de casa e acredita que só a foto dele já me faz sorrir. O Brown tem tios como o Doodle que são também muito lindos. Bem me parecia que havia muita coisa em comum entre nós. Espero que o Doodle dure muitos anos ainda. Beijinhos