Pretende-se,neste blog, não só evidenciar a beleza que nos rodeia como, ainda,chamar a atenção para pormenores que, normalmente, passam despercebidos

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Pão dos Deuses (Mata-Moscas)

Os cogumelos, fungos, ao longo da História, têm sido utilizados pelo Homem, com diferentes fins, de acordo com as suas propriedades: na alimentação, na medicina, na tinturaria ou em cerimónias religiosas.
No entanto, é na alimentação que os cogumelos são mais utilizados, apreciados e valorizados em todo o mundo. Para além do sabor, aroma e textura agradáveis, os cogumelos possuem propriedades nutricionais, tónicas e medicinais. Foram  considerados como “Pão dos Deuses” pelos Romanos e “Elixir da Vida” pelos Chineses.  Os cogumelos são ricos em proteínas, apresentam um baixo teor de gorduras, um elevado conteúdo de hidratos de carbono e fibras, e teores significativos em vitaminas e minerais.
A actividade de recolha de cogumelos silvestres envolve muitos riscos e perigos para quem tem pouca experiência. Existem muitas espécies semelhantes às comestíveis, que se são tóxicas ou mortais. A única forma de distinguir os cogumelos comestíveis dos tóxicos é através de uma identificação cuidadosa, que requer treino e experiência. Não existem regras gerais para fazer essa distinção e, por isso, as crenças populares, de que os cogumelos tóxicos escurecem objectos de prata ou dentes de alho e que os cogumelos comidos pelos animais são seguros para consumo humano, são falsas.
Este, um Amanita muscaria, conhecido como agário-das-moscas ou mata-moscas é um fungo basidiomiceto, natural de regiões com clima boreal ou temperado do hemisfério norte e possui propriedades psicoativas (age no sistema nervoso central) e alucinógenas (distorcem os sentidos e confundem o cérebro e afetam a concentração, os pensamentos e a comunicação) em humanos. É  responsável por 90% dos casos fatais de envenenamento por fungos. 
Brown Eyes
Montanha

10 comentários:

Chica disse...

Esses da imagem são lindos.E como são gostosos os funghis.Faço sempre por aqui, mas nunca saberia escolhê-los no campo.

beijos,tudo de bom,chica

Brown Eyes disse...

Chica não sabendo escolher vale mais não arriscar. Há-os muito lindos mas, mortais. Compra-los nas lojas é seguro. Beijinhos e obrigada.

vidaslife disse...

Uma verdadeira aula, muito bom este seu blog se aprende com ele, parabéns. Abraços.

Rui disse...

Pois , eu desde muito cedo que como cogumelos , mas durante muitos anos em casa dos meus pais só comia-mos uns a que aqui lhes damos o nome de PUCARAS e que são muito saborosos, e por acaso, também existem uns muito parecidos mas que são venenosos. Mas desde cedo que os sei identificar bem , os meus pais sempre tiveram muito cuidado em nos ensinar. Já uma amiga minha quando era "raparigunha" esteve uma semana em coma por causa dos "malandros" dos cogumelos :)
O pai ao apanhar, por alguma razão distraiu-se e ... deu mau resultado.
É preciso ter muita atenção ao apanhar :) (ou melhor , ao comer) :)
Bjs
RS

Brown Eyes disse...

Rui eu também mas só dos que conheço muito bem. Adoro Niscarros e Tortulhos ou Frades.
Ainda hoje o meu almoço foi arroz de frades.
Beijinhos

Lala disse...

Mais uma liçãozinha de Ciências da Natureza!!! Eu adoro cogumelos desde que não sejam enlatados... é que esse sabem a tudo menos a cogumelo!!

beijinho grande!

Brown Eyes disse...

Lala enlatados só o atum. Sou doida por atum e como-o de qualquer maneira. Cogumelos só naturais. Beijinhos e obrigada

Sandra disse...

Ola tudo bem???Estamos comemorando e lembrei-me de você. Fazes parte dessa comemoração.
Conquistar amigos é conquistar a esperança de de ter encontrado mais uma vida, mais um amigo.
Estou muito feliz em ter você na CURIOSA. Dois anos se passaram e os amigos só foram chegando. Tenho certeza que esta irradiação de pensamento foram se firmando aos longos desse dias, DESSE TEMPO.
A conquista de NOVOS amigos não é muito fácil. mas graças a DEUS tenho este carinho especial e A graça de conuistar as pessoas. A HUMILDADE, a Honestidade e Sinceridade é que nos aproximaram. Quando o coração é tranparente,tudo fica super fácil.
Ser verdadeiro com o outro é um Dom. o Dom da Sabedoria.
Muito obrigada pelo seu carinho e amizade. Estou muito feliz em ter você fazendo parte dessa conquista.
Amigos são verdadeiros frutos que vamos semeando ao longos dos dias.
a conquista é como ostra que encontramos submersas e vamos conservando, e deixando ela com um valor imensuravel.
A amizade é como OURO de longe se vê, é um brilho sem fim...
Obrigado AMIGOS de diversos pontos do BRASIL, MUNDO...
Estou feliz em ter vc a meu lado.
Amigos para sempre é o que nós iremos ser, na primavera ou em qualquer das estações.
Você pode estar longe, muito longe. Mas por te amar sinto você bem pertinho de mim. Pois mora no lado esquerdo do peito:CORAÇÃO...
carinhosamente,
Sandra

Brown Eyes disse...

Sandra obrigada pelo teu comentário. Beijinhos

Brown Eyes disse...

vidaslife, não sei porquê mas, ultimamente, escapa-me sempre alguém, alguém de quem não vejo o comentário. Foi o que aconteceu, peço desculpa e agradeço a sua participação.