Pretende-se,neste blog, não só evidenciar a beleza que nos rodeia como, ainda,chamar a atenção para pormenores que, normalmente, passam despercebidos

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Pão dos Deuses (Mata-Moscas)

Os cogumelos, fungos, ao longo da História, têm sido utilizados pelo Homem, com diferentes fins, de acordo com as suas propriedades: na alimentação, na medicina, na tinturaria ou em cerimónias religiosas.
No entanto, é na alimentação que os cogumelos são mais utilizados, apreciados e valorizados em todo o mundo. Para além do sabor, aroma e textura agradáveis, os cogumelos possuem propriedades nutricionais, tónicas e medicinais. Foram  considerados como “Pão dos Deuses” pelos Romanos e “Elixir da Vida” pelos Chineses.  Os cogumelos são ricos em proteínas, apresentam um baixo teor de gorduras, um elevado conteúdo de hidratos de carbono e fibras, e teores significativos em vitaminas e minerais.
A actividade de recolha de cogumelos silvestres envolve muitos riscos e perigos para quem tem pouca experiência. Existem muitas espécies semelhantes às comestíveis, que se são tóxicas ou mortais. A única forma de distinguir os cogumelos comestíveis dos tóxicos é através de uma identificação cuidadosa, que requer treino e experiência. Não existem regras gerais para fazer essa distinção e, por isso, as crenças populares, de que os cogumelos tóxicos escurecem objectos de prata ou dentes de alho e que os cogumelos comidos pelos animais são seguros para consumo humano, são falsas.
Este, um Amanita muscaria, conhecido como agário-das-moscas ou mata-moscas é um fungo basidiomiceto, natural de regiões com clima boreal ou temperado do hemisfério norte e possui propriedades psicoativas (age no sistema nervoso central) e alucinógenas (distorcem os sentidos e confundem o cérebro e afetam a concentração, os pensamentos e a comunicação) em humanos. É  responsável por 90% dos casos fatais de envenenamento por fungos. 
Brown Eyes
Montanha

9 comentários:

chica disse...

Esses da imagem são lindos.E como são gostosos os funghis.Faço sempre por aqui, mas nunca saberia escolhê-los no campo.

beijos,tudo de bom,chica

Brown Eyes disse...

Chica não sabendo escolher vale mais não arriscar. Há-os muito lindos mas, mortais. Compra-los nas lojas é seguro. Beijinhos e obrigada.

Roseli disse...

Uma verdadeira aula, muito bom este seu blog se aprende com ele, parabéns. Abraços.

Rui disse...

Pois , eu desde muito cedo que como cogumelos , mas durante muitos anos em casa dos meus pais só comia-mos uns a que aqui lhes damos o nome de PUCARAS e que são muito saborosos, e por acaso, também existem uns muito parecidos mas que são venenosos. Mas desde cedo que os sei identificar bem , os meus pais sempre tiveram muito cuidado em nos ensinar. Já uma amiga minha quando era "raparigunha" esteve uma semana em coma por causa dos "malandros" dos cogumelos :)
O pai ao apanhar, por alguma razão distraiu-se e ... deu mau resultado.
É preciso ter muita atenção ao apanhar :) (ou melhor , ao comer) :)
Bjs
RS

Brown Eyes disse...

Rui eu também mas só dos que conheço muito bem. Adoro Niscarros e Tortulhos ou Frades.
Ainda hoje o meu almoço foi arroz de frades.
Beijinhos

Lala disse...

Mais uma liçãozinha de Ciências da Natureza!!! Eu adoro cogumelos desde que não sejam enlatados... é que esse sabem a tudo menos a cogumelo!!

beijinho grande!

Brown Eyes disse...

Lala enlatados só o atum. Sou doida por atum e como-o de qualquer maneira. Cogumelos só naturais. Beijinhos e obrigada

Brown Eyes disse...

Sandra obrigada pelo teu comentário. Beijinhos

Brown Eyes disse...

vidaslife, não sei porquê mas, ultimamente, escapa-me sempre alguém, alguém de quem não vejo o comentário. Foi o que aconteceu, peço desculpa e agradeço a sua participação.